A arte românica se desenvolveu entre o século XI e XIII em toda a Europa Ocidental.
O termo românico foi criado para tudo que ainda não fosse gótico, assim, toda arte medieval anterior a 1200 que mostrasse uma ligação com a tradição mediterrânea poderia ser chamada de "românica".
ARQUITETURA:
Houve grande aumento do número de igrejas, que se tornaram maiores, mais complexas e mais "romanas" junto a evolução dos métodos construtivos e materiais: pedra na construção e telhado de madeira trocado por abóbadas de berço e aresta.
*Igrejas de Peregrinação:
Ficavam no caminho para locais sagrados como Santiago de Compostela, Roma, Jerusalem e serviam de apoio e pouso para os peregrinos
Essas igrejas possuiam planta em forma de cruz latina, com várias naves ( 3 ou 5). A mais famosa delas é a:
Saint- Sernin(Toulouse,França):
Sua arquitetura se aproxima bastante da do Coliseu: abóbadas, arcos, colunas e pilastres ligados numa forma coerente.
A Saint-Sernin foi claramente planejada para acomodar grandes multidões de fiéis e possue uma nave central com elevadas proporções. A nave profunda era um grande desafio para o arquiteto pois quanto mais alta for a abóbada mais dificil é de sustenta-la, ele queria ver até onde era capaz. A iluminação indireta era obscura, proveniente das naves laterais.
Notre-Dame-La-Grande(Poitiers, França):
Exemplo pródigo de fachada das igrejas românicas: baixa, larga, com estrutura de arcos que repousam sobre colunas grossas e uma faixa com relevos que terminam em duas torres.
Saint-Etienne(Caen, Normandia):
Dividida por quatro enormes contrafortes, três seções verticais e duas torres enormes, Saint- Etienne encanta mesmo com decoração minima.
Catedral de Duham(Inglaterra):
Nave um terço mais larga que a de Saint-Sernin.
Foi onde ocorreu a primeira utilização sistemática da abóbada de aresta com janelas em toda a area que não era essencial de suporte.
Catedral de Tournai(Bélgica):
Mais notável concentração de torres de toda a arquitetura românica:
simbolos de força, poder e autoridade.
Torre, Catedral e Batistério de Pisa (Italia):
Representam o mais ambicioso conjunto monumental do românico toscano, refletindo a riqueza e o orgulho da Republica de Pisa.
Os monumentos estão revestidos de mármore branco com encaixe de mármore verde-escuro formando motivos decorativos ( prática do Império Romano)
ESCULTURA:
Foi na Arte Românica que houve o reflorescimento da escultura monumental em pedra. Não havia a preocupação com a representação fiel dos seres e objetos, representando muitas vezes coisas não terrenas, mas sim provenientes da imaginação (não que isso seja uma constante em todo o periodo).
O apóstolo(St.Sernin):
Classico, indica que o artista conhecia bem a escultura romana tardia.A solenidade da posição frontal provém de uma fonte Bizantina e a dignidade e objetividade vem da escultura grega do periodo Arcaico.
Saint Pierre de Moissac(Toulouse):
A igreja de Saint Pierre possue um Trumeau(pilar central que suporta a porta) com flexibilidade nas formas humanas e animais, onde os leões representam as forças das trevas que foram domesticadas sob forma de guardiães.
Timpano da Catedral de Autun(Borgonha):
Podemos ver a visão do Apocalipse, Juizo Final:cena mais terrivel da arte cristã, vizualizada com força expressivana Catedral de Autun.
Vale do Rio Mosa:
A escultura românica "mosanense" sobressaiu-se nos trabalhos em metal.Houve um reflorescimento do individualismo e da personalidade ligados a restauração da arte primitiva, alem de uma consciência das fontes clássicas.
PINTURA:
Ao contrario da arquitetura e escultura, a pintura românica não apresentou uma evolução revolucionaria e tampouco parece mais romana.Continuidade da tradição pictorica, especialmente nas iluminuras.
São João Evangelista (Abade Wedricus):
Dinamismo de cada contorno, disciplinado com precisão que une os varios elementos de forma coerente.
Influência Bizantina: curvas do planejamento, semalhantes a laços de corda.
Tapeçaria de Bayeux: Faixa de pano com 7 metros de comprimento, bordado de lã em tela, ilustra a invasão da Inglaterra por Guilherme, o conquistador. A pintura possue contornos finos e acentuada percepção das formas (caracteristicas da pintura românica em paredes).
Construção da torre de Babel(St.Savin,Gartempe): Dramatico, demostra a confrontação entre Deus e o Homem.
Passagem do Mar Vermelho(Nicholas Verdun): Classico e tradicional, essa pintura possue estrutura orgânica e liberdade de movimento(representantes da ultima fase do românico).
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